O fornecimento de propano apresenta-se como uma forma bastante versátil de comercialização, adaptando-se a diversos segmentos de mercado.
O gás propano possui maior poder calorífico relativamente a outros tipos de gás, o que permite reduzir o consumo de energia, e vaporiza com mais facilidade, aumentando, deste modo, a eficiência e aproveitamento, desde consumidores domésticos com consumos mais exigentes como piscinas, a hotéis ou restaurantes.
Assim, o gás propano é a solução ideal para quem tem elevados consumos de gás, garantindo poupança energética e baixo custo de manutenção e também permite cozinhar com maior eficiência e em menos tempo.
A utilização de gás propano contribui para o aumento do rendimento dos equipamentos de queima e, consequentemente, da sua vida útil.
O gás propano como fonte de energia limpa, não contamina os solos nem a água e ajuda a reduzir as emissões de monóxido de carbono para a atmosfera.
Utilizações do gás propano
O gás propano é utilizado quer para consumos domésticos, principalmente para confeção de alimentos e aquecimento, e também pra usos profissionais na hotelaria e restauração, indústria e serviços.
O gás propano
O propano (C3H8) é um hidrocarboneto alifático de origem fóssil e, à temperatura e pressão ambiente, encontra-se no estado gasoso.
Trata-se de um gás inodoro, incolor e inflamável, utilizado em aplicações domésticas e industriais.
Origem do gás propano e como chega a nós
O gás propano é obtido pela refinação do petróleo ou extraído do gás natural, seguindo-se operações de armazenagem, de transporte e de distribuição.
A Rolegás distribui o gás propano, aos seus clientes, de duas formas:
- Em redes de distribuição canalizada, abastecidas desde reservatórios instalados em parques de GPL, localizados na proximidade das áreas onde se concentram os consumos, por exemplo, para urbanizações e condomínios. A ligação das redes de distribuição aos locais de consumo é efetuada por ramais, com a instalação de contadores individualizados para cada cliente da rede, a fim de medir o seu consumo.
- A granel, por intermédio de camiões-cisterna, a clientes de maior consumo com armazenagens de GPL dedicadas.